Subscribe:
.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Os 7 Ais de Isaías



É muito comum ouvir dos membros de uma igreja, diversos motivos que os levam a não mais congregar numa igreja. É claro que existem motivos e desculpas. A diferença entre um e outro é que as desculpas, na maioria das vezes, não convence nem aquele que as profere. Uma desculpa muito comum é: "eu só recebo críticas. só sabem apontar meus erros".
Bom! Ao estudar os Capítulos 5 e 6 do Livro do Profeta Isaías, percebi que Isaías anuncia 7 'Ais' (Advertências). Confira:




Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!” (Is 5:8).
- Uma  Advertência aos que são ávidos por posses (representando os gananciosos e egoístas).

Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!” (Is 5:11).
Uma Advertência aos que bebem sem moderação (representando os que buscam seus próprios prazeres desmedidamente).

Ai dos que puxam para si a iniqüidade com cordas de injustiça e o pecado, como com tirantes de carro!” (Is 5:18).
 Uma Advertência aos que pecam constante e deliberadamente.

Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal.” (Is 5:20).
Uma Advertência aos que pregam aquilo que é contrário à Vontade de DEUS.

Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito!” (Is 5:21).
Uma Advertência aos que deixam de lado o Verdadeiro Sábio e Sua Sabedoria.

Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte” (Is 5:22).
Uma Advertência aos 'bêbados valentes' (representando pessoas inconsequentes, que gostam de por a vida em risco por bobagem).

Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!” (Is 6:5).
Uma Advertência a si mesmo depois de uma comparação entre a Grandeza e Santidade do Eterno e a Pequenez e Pecaminosidade do ser humano.

_______
Como puderam perceber, após o profeta Isaías advertir aos outros, ele advertiu a si mesmo. É praticamente o mesmo que "tirar a trave dos olhos antes de tirar o cisco do olho do irmão" (Mt 7:3), mesmo a sequência estando invertida.
O que muitos interpretam como 'críticas' e 'julgamentos', as Advertências de Isaías eram Mensagens de DEUS para alertar Seu Povo.
Os Escritos da Nova Aliança orienta: "Tende cuidado, não recuseis ao que fala. Pois, se não escaparam aqueles que recusaram ouvir quem, divinamente, os advertia sobre a terra, muito menos nós, os que nos desviamos daquele que dos céus nos adverte" (Hb 12:25).

Então, "não deixemos de congregar, como é costume de alguns" (Hb 10:25), principalmente quando for por causa de 'desculpas', afinal "toda disciplina no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça" (Hb 12:11).

8 comentários:

Unknown disse...

Muito bom este estudo, irei apresentá-lo à igreja. Amém

Unknown disse...

Olá boa noite, bom esse contexto, Deus abençoe.

Unknown disse...

Eu vou apresentar hoje

Unknown disse...

Parabéns muito obrigado que Deus abençoe

Unknown disse...

Os 7 ais de Isaías,maravilha,,,,,,abre nossos conhecimentos......

Andre lopes disse...

Obrigada mesmo Deus abençoe 🙏

Anônimo disse...

Muito bom , Deus abençoe.

Anônimo disse...

Muito obrigada pelo estudo da palavra de Deus. Agradeço a Deus por me capacitar mais um pouquinho no muito que ainda tenho que aprender! E peço a Deus que o abençoe e o use para discernir mais e aumentar nosso entendimento da bíblia sagrada!! Abç